Início » Mabel destaca avanços da metronização de Goiânia durante posse da nova diretoria da NTU

Mabel destaca avanços da metronização de Goiânia durante posse da nova diretoria da NTU

Prefeito apresentou melhorias na mobilidade urbana da capital e defendeu prioridade ao transporte coletivo durante evento da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU)

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou os avanços da metronização do transporte coletivo da capital durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), realizada na noite desta terça-feira (27/05), no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília. Intervenções como corredores exclusivos, controle inteligente de semáforos e modernização da frota já impactam positivamente a vida dos passageiros goianienses.

“Estamos transformando o transporte coletivo de Goiânia em um sistema com mais fluidez, conforto e eficiência. A velocidade dos ônibus aumentou em mais de 30% em alguns trechos, e o passageiro já sente essa diferença no dia a dia”, afirmou Mabel ao apresentar o projeto, que ele define como metronização, em referência ao modelo de operação contínua e priorizada, semelhante ao de sistemas metroviários.

Durante o discurso, Mabel destacou que a mobilidade urbana deve ser prioridade nas gestões municipais. “Estamos investindo em tecnologia e requalificação viária para garantir um transporte coletivo mais atrativo. Esse é o caminho para reduzir o uso de veículos individuais e melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras”, defendeu. O prefeito elogiou a parceria com o recém-empossado presidente do Conselho Diretor da NTU, Edmundo Pinheiro. “É um goiano competente e comprometido. A contribuição dele foi essencial para que esse novo modelo saísse do papel”, pontuou.Um dos destaques citados por Mabel é a reconfiguração de trechos críticos para ônibus. Em um deles, com três quilômetros de extensão, a circulação passou a ser quase contínua graças à sincronização semafórica e retirada de obstáculos. “Antes, o ônibus parava em até quatro de nove semáforos. Agora, cruza o percurso praticamente sem parar”, explicou o prefeito. Ele também ressaltou a inovação na gestão do sistema: o controle dos semáforos agora está nas mãos da operadora do transporte coletivo, o que garante prioridade aos ônibus. “A empresa passou a comandar a fluidez do trânsito para os coletivos, criando uma cidade mais rápida e eficiente”, destacou.

A metronização também inclui melhorias na frota e infraestrutura urbana: ônibus com ar-condicionado, reforma de sete mil pontos de parada, modernização de terminais e financiamento para renovação dos veículos, com subsídio compartilhado entre estado e municípios. Mabel, que preside a Comissão de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos, concluiu sua fala com um convite: “Quero que todos conheçam Goiânia. Tenho certeza de que vamos nos tornar referência nacional em transporte coletivo”. O secretário de Engenharia de Transporte (SET), Tarcísio Abreu, também esteve presente no evento.

Nova diretoria da NTU

A NTU empossou sua nova diretoria para o biênio 2025/2027. Edmundo Pinheiro assume como presidente do Conselho Diretor, tendo Mauro Artur Herszwicz como vice. Francisco Christovam e Marcos Bicalho foram reconduzidos aos cargos de diretor executivo (CEO) e diretor de gestão, respectivamente. O cargo de diretor técnico será ocupado por Matteus Freitas, que atuava como coordenador do Núcleo de Transporte da entidade.

Em seu discurso, Edmundo Pinheiro defendeu a necessidade de retomar o protagonismo do transporte público no país. “Desde a pandemia, houve uma migração para o carro, e o trânsito ficou mais caótico. Brasília mostra que é possível reverter esse cenário: a demanda aqui já superou o período pré-pandemia, graças a uma política de incentivo consistente”, observou.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais