O governador Ronaldo Caiado iniciou sua agenda na Índia com foco em tecnologia e inovação na gestão pública. Em reunião com o ministro de Comércio e Indústria indiano, Jitin Prasada, foram discutidos temas como inteligência artificial, produção de biocombustíveis renováveis e novas oportunidades de cooperação entre Goiás e a Índia.
Nos últimos anos, a Índia se tornou uma potência mundial em tecnologia da informação, abrigando mais de 15 mil startups, das quais 50 possuem valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. O país também tem avançado também na digitalização da saúde, com quase 1 bilhão de pessoas monitoradas via celular, como ressalta Caiado.
“Foi uma reunião extremamente produtiva. Apresentamos a eles nossa capacidade, avançando agora também para a produção de biometano”, destacou o governador.
Além da inovação tecnológica, Caiado e Prasada discutiram o modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) da Índia e o sistema de microcrédito adotado no país, analisando possíveis adaptações para Goiás.
Missão Índia: atrair investimentos e fortalecer relações comerciais
A Missão Índia teve início nesta segunda-feira (10 de fevereiro) e seguirá até o dia 21 de fevereiro, com o objetivo de atrair investimentos para Goiás e fortalecer relações comerciais com o mercado indiano.
Na primeira semana, estão previstos cerca de 20 compromissos oficiais, incluindo reuniões com:
- Shri Shivraj Singh Chouhan, ministro da Agricultura da Índia
- Shri S. P. Singh Baghel, ministro da Pecuária da Índia
- Líderes da Federação Indiana de Exportação e Indústria (FIEO)
Além disso, Caiado participará do Painel de Lideranças da India Energy Week 2025, um dos maiores eventos globais sobre transição energética e desenvolvimento sustentável.