Início » Lula admite possibilidade de não disputar reeleição em 2026 e surpreende ministros

Lula admite possibilidade de não disputar reeleição em 2026 e surpreende ministros

Presidente falou em trabalhar para 'fazer sucessor' ao pedir melhoria nas entregas e disse que sua candidatura depende de fatores externos

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

Em uma declaração que pegou de surpresa os ministros durante reunião na Granja do Torto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pode não ser candidato à reeleição em 2026.

Esta é a primeira vez que Lula admite publicamente a possibilidade de não buscar um novo mandato, o que gerou reações e especulações entre os membros do governo.

Fatores pessoais influenciam a decisão de Lula para 2026

De acordo com relatos de ministros presentes na reunião de segunda-feira (20), o presidente ressaltou que sua decisão dependeria da “vontade de Deus”. Lula mencionou episódios recentes em sua vida que o fizeram refletir sobre a continuidade de sua candidatura.

Um desses momentos foi uma viagem ao México, em outubro de 2023, quando a aeronave presidencial teve problemas técnicos, precisando voar em círculos por cerca de cinco horas até retornar ao aeroporto de origem, situação que o fez sentir o risco de sua própria vida.

Outro fator citado foi a cirurgia realizada após uma queda no banheiro, que, segundo o presidente, envolveu risco de morte caso não tivesse sido atendido a tempo.

Apesar da declaração sobre a reeleição, Lula pediu aos ministros que se empenhassem para garantir a vitória nas eleições de 2026, independentemente de sua candidatura. A maioria dos membros do governo acredita que o presidente será, de fato, o candidato, uma vez que não vêem um sucessor à sua altura capaz de vencer a disputa.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais