O governador Ronaldo Caiado deu um passo estratégico para a economia goiana ao apresentar o feijão-caupi biofortificado, produzido pela Embrapa Cerrados, durante o The Pulses Conclave 2025, em Nova Déli. A iniciativa abre caminho para a exportação do grão, conhecido por seu alto valor nutricional, atendendo aos critérios do programa de segurança alimentar da Índia, um dos maiores mercados consumidores do mundo.
Com maior concentração de ferro, zinco e proteína, o feijão biofortificado representa uma solução não apenas para combater a fome, mas para garantir qualidade de vida, como destacou Caiado. O ministro de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Pralhad Joshi, manifestou interesse na importação do grão goiano, reforçando a importância da parceria entre Goiás e o país asiático, que busca alternativas sustentáveis para enfrentar o déficit nutricional de sua população.
A exportação do feijão biofortificado agrega valor ao setor agrícola de Goiás, beneficiando produtores locais e inserindo o estado no seleto grupo de fornecedores globais de alimentos com alto padrão de qualidade. A política de incentivo fiscal indiana para importação de alimentos torna o mercado ainda mais atrativo para os goianos, que vislumbram novas oportunidades de negócios no cenário internacional.
Além de ressaltar o potencial do agronegócio goiano, Caiado destacou o compromisso do Brasil com a segurança alimentar mundial. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, celebrou o avanço, afirmando que a inovação e a tecnologia agrícola do estado têm promovido dignidade e desenvolvimento, posicionando Goiás como referência global no setor de leguminosas.