Início » Wilder Morais é o único senador de Goiás a votar contra o aumento no número de deputados

Wilder Morais é o único senador de Goiás a votar contra o aumento no número de deputados

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (25/6) o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais no Brasil, de 513 para 531. A proposta teve 41 votos favoráveis — o mínimo necessário para aprovação — e 33 contrários.

Entre os votos contrários, destacou-se o do senador goiano Wilder Morais (PL), que foi o único representante de Goiás no Senado a votar contra o aumento no número de deputados.

Como os senadores alteraram detalhes do texto que veio da Câmara, onde havia sido aprovado no início de maio, o projeto agora retorna para nova votação na Câmara dos Deputados.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a definição sobre o número de deputados precisa ser concluída pelo Congresso até 30 de junho.

O projeto já havia sido incluído na pauta do Senado na semana passada, mas a votação foi adiada devido ao feriado de Corpus Christi.

Se for sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o aumento no número de deputados passará a valer já nas eleições de 2026, com os 18 novos parlamentares assumindo seus mandatos em 2027.

Com a mudança, nove estados serão beneficiados:

  • Pará e Santa Catarina ganham quatro novas cadeiras cada;

  • Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Amazonas terão dois deputados a mais cada;

  • Ceará, Goiás, Minas Gerais e Paraná ganham mais um deputado cada.

Ou seja, Goiás terá direito a mais um assento na Câmara Federal, passando de 17 para 18 deputados.

Uma pesquisa Datafolha divulgada na semana passada revelou que 76% dos brasileiros são contrários ao aumento do número de deputados. Apenas 20% são a favor da medida, enquanto 2% não souberam responder e 1% se declarou indiferente.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais