Início » Goiânia: revendedora de pneus é autuada por propaganda enganosa e práticas abusivas

Goiânia: revendedora de pneus é autuada por propaganda enganosa e práticas abusivas

Em muitos casos, a venda do pneu era condicionada à contratação de outros serviços automotivos

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

Uma ação conjunta entre o Procon Goiás e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) resultou, nesta quarta-feira (30), na autuação de uma revendedora de pneus localizada na Avenida Independência, em Goiânia. A empresa foi denunciada por práticas comerciais abusivas, como a falta de orçamento prévio, publicidade enganosa e a imposição de serviços não solicitados.

Conforme a denúncia que motivou a fiscalização, o estabelecimento anunciava pneus com preços atrativos nas redes sociais, mas, ao chegarem ao local, os consumidores eram surpreendidos com a cobrança de valores superiores ao combinado, além da realização de serviços não autorizados. Em muitos casos, a venda do pneu era condicionada à contratação de outros serviços automotivos.

Durante a vistoria, os fiscais constataram que a oficina não fornecia orçamento prévio com discriminação dos valores referentes à mão de obra, materiais e equipamentos utilizados. Também não eram informados prazos para início e conclusão dos serviços.

No momento da ação, um consumidor procurou os agentes para relatar que havia combinado a compra e a troca de quatro pneus de uma marca específica. Ao chegar ao local, foi informado da necessidade de trocar outras peças, por R$ 680. Com o veículo já no elevador, percebeu que estavam sendo instalados pneus de outra marca — inclusive importada — sem seu consentimento e sem informação prévia de preço.

Diante das irregularidades, o estabelecimento foi autuado por não prestar informações claras aos consumidores, por publicidade enganosa e por condicionar a venda de um produto à aquisição de outros. A empresa terá 20 dias para apresentar defesa administrativa ao Procon. Paralelamente, a Decon intimou os responsáveis e seguirá com inquérito policial para apurar a conduta criminal.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais