Início » Mabel apresenta plano de recuperação da Comurg aos vereadores

Mabel apresenta plano de recuperação da Comurg aos vereadores

Prefeito reforçou compromisso com transparência e prestação de contas periódicas à Câmara Municipal

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

O prefeito Sandro Mabel recebeu vereadores nesta terça-feira (11/3), no Paço Municipal, para detalhar o plano de recuperação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O encontro contou com a presença de 29 parlamentares e foi uma oportunidade para o gestor municipal apresentar os números da empresa e reforçar o compromisso com a transparência, destacando que vai estabelecer uma frequência para apresentação de informações da Companhia à Câmara Municipal.

A prestação de contas periódica reforça o compromisso da gestão com a fiscalização e o controle público, além de manter o Legislativo informado sobre as ações da prefeitura. A iniciativa também fortalece o alinhamento entre Executivo e Câmara, garantindo apoio para futuras medidas de ajuste na companhia. “Hoje, a Comurg está transparente, temos acesso aos dados. Vou dar expediente na empresa até torná-la sustentável”, afirmou o prefeito durante a reunião.

Para equilibrar as contas da empresa pública, a prefeitura prevê um aporte de R$190 milhões ao longo do ano, distribuído em parcelas mensais. O plano também inclui a redução de cargos de diretoria, superintendências e gerências, além da revisão de contratos com fornecedores e serviços terceirizados. A meta é alcançar superávit ainda em 2025. O prefeito ressaltou que a empresa já passou por cortes significativos, incluindo uma redução de R$6,6 milhões na folha salarial de janeiro. “A Comurg estava praticamente falida, mas decidimos recuperar suas finanças porque ela é essencial para a zeladoria urbana da cidade”.

Mabel também reforçou seu compromisso com os trabalhadores da Companhia, e se comprometeu a melhorar as condições de trabalho da categoria. “Não vamos abrir mão de nenhum funcionário que trabalha. Pelo contrário, vamos valorizá-los com novos uniformes, equipamentos de proteção e melhoria da alimentação”, disse. No último domingo (9/3), o prefeito anunciou que a partir deste mês de março o pagamento será realizado dentro do mês trabalhado, como já acontece com os servidores do Paço.

O prefeito explicou que, embora a reestruturação da Comurg não precise de aval da Câmara, decidiu apresentar o plano aos vereadores por respeito ao Legislativo, e recebeu apoio dos vereadores que desejam colaborar com a reestruturação da Companhia. “Sabemos da importância do trabalho dos parlamentares e queremos manter esse diálogo”, pontuou. O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo, elogiou a iniciativa. “Nosso papel é acompanhar e cobrar soluções. A Comurg é essencial para a cidade e precisa ser eficiente”, afirmou.

*Educação e Saúde*
Além da pauta da Comurg, a reunião tratou da eleição para diretores da Rede Municipal de Ensino (RME), com critérios baseados em mérito e desempenho. Na área da saúde, foram discutidas melhorias no atendimento e a qualificação técnica dos profissionais para um serviço mais eficiente.

Participaram do encontro os secretários Sabrina Garcêz (Governo), Luiz Pellizzer (Saúde), Djan Hennemann (Comunicação) e Giselle Faria (Educação), além do presidente da Comurg, coronel Cleber Aparecido Santos.

*Sobre a Comurg*
A Companhia de Urbanização de Goiânia é uma empresa de economia mista com 50 anos de fundação. Atualmente, é responsável pelos serviços de limpeza e urbanização da cidade, executando mais de 30 atividades que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais