O Hospital Santa Rosa, um dos mais tradicionais de Goiânia, anunciou o fechamento de suas portas após não receber o pagamento de dívidas acumuladas pela Prefeitura de Goiânia. Em nota, a unidade informou que a dívida de R$ 4 milhões inviabilizou o funcionamento do hospital, que agora mantém apenas a clínica de diagnósticos. O fechamento retira do SUS 52 leitos, incluindo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Com 70 anos de história, a unidade fechada representa uma grande perda para o sistema público de saúde de Goiânia. Fundado em 1955, o Hospital Santa Rosa foi um dos primeiros a oferecer atendimento especializado na capital, quando existiam apenas três hospitais. A decisão de encerrar as atividades, segundo a direção, foi adiada o máximo possível, principalmente pela preocupação com a saúde pública e os postos de trabalho que a unidade gerava.
A Prefeitura de Goiânia se manifestou lamentando o fechamento, mas alegou que segue determinação do prefeito Sandro Mabel para realizar os pagamentos de forma integral e em dia aos prestadores de serviços de saúde, assim que os repasses do SUS forem realizados. A gestão destacou ainda que o bloqueio judicial nas contas do Fundo Municipal de Saúde impede a realização de novos repasses ao Hospital Santa Rosa e a outros fornecedores