Início » Governo de Goiás vai isentar imposto estadual sobre energia solar

Governo de Goiás vai isentar imposto estadual sobre energia solar

Segundo Adriano Rocha Lima, o governo estadual já age de forma a acabar com a tributação

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

Desde dezembro de 2024, o governo de Goiás passou a aplicar uma alíquota de 19% de ICMS sobre o excedente de energia gerado por sistemas de energia solar fotovoltaica. Essa medida, determinada por legislação federal, tem gerado críticas de consumidores e especialistas no setor de energia limpa. O secretário de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirmou que a gestão estadual considera a cobrança indevida e já articula com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a autorização para suspender o imposto.

Segundo Adriano, a cobrança atinge diretamente a chamada geração distribuída, que ocorre quando a energia excedente é devolvida à rede elétrica. “Nós consideramos essa cobrança completamente indevida. Infelizmente, ela nos é imposta por uma lei federal”, explicou o secretário em vídeo divulgado nas redes sociais. Ele reforçou que o Estado está empenhado em reverter a medida, destacando que ela desestimula a adesão à energia solar no estado.

Especialistas alertam que a taxação pode afastar investimentos e comprometer a competitividade de Goiás em comparação a outros estados que já concedem isenção do ICMS sobre energia fotovoltaica. Para reverter o cenário, o governo pretende emitir um decreto assim que o Confaz aprovar a isenção. A iniciativa reforça o compromisso do estado com o incentivo às energias renováveis e com a sustentabilidade econômica e ambiental.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais