A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), inscreveu o município na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e deve receber mais de R$ 9 milhões para projetos culturais. O repasse federal está previsto para ocorrer até julho, com publicação dos editais municipais até agosto deste ano.
A nova legislação, que transformou a antiga lei emergencial em política permanente, prevê o repasse anual de recursos até 2027. Segundo o secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, a adesão é uma conquista para o setor e garantirá apoio a trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens e serviços artísticos e culturais.
Em 2024, cerca de 1,3 mil projetos foram inscritos em Goiânia. Batista afirma que a secretaria dará celeridade à produção dos editais, contemplando todas as modalidades e produções artísticas. A gestão da PNAB é feita nacionalmente pelo Ministério da Cultura e, no âmbito municipal, pela Secult com apoio do Conselho Municipal de Cultura. Os projetos serão avaliados por uma comissão de pareceristas técnicos.