Início » Detran inicia atendimento a PCDs em Anápolis

Detran inicia atendimento a PCDs em Anápolis

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou a descentralização dos atendimentos voltados a pessoas com deficiência (PCDs). A partir desta semana, o município de Anápolis passa a oferecer os serviços da Junta Médica e da Junta Técnica para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e condutores que precisam alterar o documento para o modelo específico de PCD.

Até então, os serviços estavam disponíveis exclusivamente na sede do Detran-GO, em Goiânia, e, no caso da Junta Médica, também em Ceres. A mudança visa ampliar o acesso e reduzir os custos para os usuários, que antes precisavam se deslocar até a capital.

A partir do dia 18 de junho, provas práticas de direção veicular para PCDs (Junta Técnica) serão aplicadas quinzenalmente, às quartas-feiras, em Anápolis. De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a previsão é de que o serviço também seja ofertado em outros municípios, como Rio Verde, Catalão, Uruaçu, Posse, Luziânia e Formosa.

A descentralização da Junta Médica Especial, responsável por avaliar a aptidão física e mental dos candidatos, também terá início por Anápolis, a partir de 2 de julho. O serviço é destinado tanto a quem busca a primeira habilitação quanto a condutores que passaram a ter alguma limitação de mobilidade e necessitam migrar para a CNH PCD.

Como parte das medidas de inclusão, o Detran-GO permitirá que candidatos realizem as provas práticas com veículos particulares, desde que os automóveis estejam devidamente adaptados conforme recomendação médica e passem por vistoria para validação.

Para obtenção da CNH, são exigidas 20 horas/aula de direção veicular. No caso de condutores que já possuem habilitação e precisam apenas da conversão para CNH PCD, a carga horária mínima é de cinco horas/aula. As aulas devem ser ministradas por instrutores vinculados a Centros de Formação de Condutores credenciados pelo Detran-GO.

Segundo Delegado Waldir, a medida busca tornar o processo mais acessível. “A habilitação já representa um custo elevado. Com a descentralização, o cidadão deixa de arcar com despesas adicionais, como transporte, alimentação e hospedagem, para acessar os serviços do Detran-GO”, afirmou.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais