Início » O que significa a nova placa de trânsito com um círculo vermelho e branco no centro?

O que significa a nova placa de trânsito com um círculo vermelho e branco no centro?

O significado da nova placa de trânsito de um círculo vermelho e branco no centro e a importância de que os motoristas a respeitem

por Redação Aqui é Goiás
A+A-
Reiniciar

As placas de trânsito buscam advertir, informar, ordenar e regular o comportamento dos motoristas que estão ao volante. Por esse motivo, cada uma delas possui um papel importante e é fundamental conhecer seu significado para garantir a ordem na via pública.

O que significa a placa de trânsito que tem um círculo vermelho e branco no centro?

A placa de trânsito que tem um círculo vermelho e branco no centro se chama R-100 e se destaca por não conter nenhum ícone em seu interior.

Além disso, a placa tem como finalidade indicar que a circulação de qualquer tipo de veículo é proibida na área onde está instalada.

O desconhecimento ou a interpretação incorreta da placa R-100 pode trazer sérias consequências para o bem-estar e a segurança dos motoristas. Por esse motivo, aconselha-se aos motoristas que, ao se depararem com essa sinalização, parem e busquem uma rota alternativa para chegar ao seu destino.

No entanto, é importante destacar que esta placa não existe nas estradas brasileiras e nao faz parte das sinalizações previstas em nossas documentações. No entanto, é vista em outros locais pelo mundo e chama a atenção.

O que significam as placas de trânsito?

As placas de segurança viária podem ter diferentes significados, de acordo com o que tentam comunicar, e entre elas estão:

  • Placas informativas: São aquelas que oferecem informações úteis aos motoristas a respeito de serviços, destinos e distâncias a percorrer. Geralmente, são colocadas em áreas onde é mais difícil acessar a informação por outros meios.
  • Placas preventivas: Avisam os motoristas sobre o que podem encontrar no caminho, como, por exemplo, uma curva fechada, uma ponte estreita ou zonas escolares. Dividem-se entre as que indicam perigos físicos e críticos.
  • Placas transitórias: Informam sobre obras ou situações temporárias na via, como desvios.
  • Placas regulamentares: São aquelas que estabelecem proibições ou restrições aos motoristas. Geralmente, costumam ser circulares, com fundo branco e borda vermelha.

Leia também

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais